O Morro São José é um dos principais pontos de lazer em Guabiruba, é onde os visitantes buscam um maior contato com a natureza, contemplam o nascer e por do sol e fotografam os mais incríveis momentos.

No Complexo há diversos atrativos como o Mirante da cruz, Oratório, Trilha Ecológica e Religiosa e a Pista de parapente com a prática do voo livre.

 

–Pista de Parapente

Em meados de 2001, os pilotos André Zen, Fabrício Bado, Elcio Carlos de Oliveira, Ciro Beduschi e Dirceu Battisti Archer procurando locais na região que fosse possível a decolagem aproveitando o vento nordeste que é o vento predominante na região, encontraram em Guabiruba condições para a prática do voo livre. Inicialmente a decolagem era feita do oratório São José, entretanto era uma decolagem um tanto complicada. Vislumbrou-se então a possibilidade de decolar do morro ao lado, o chamado Morro da Samambaia, surgindo assim a rampa de parapente de Guabiruba, uma das melhores rampas da região e ponto turístico do município. A rampa de Guabiruba é propriedade do Clube de Parapente do Vale – CPV, entidade privada com autonomia administrativa e financeira. Moacir Vicentini foi responsável pela abertura do 1º acesso à rampa.

–Voo Livre Com condições favoráveis a prática, é possível voar com instrutores licenciados. Marco Osti é um deles, realizando voos em dupla há mais de uma década na região e em Guabiruba, ligue e agende seu voo. Telefone: (47) 99922-3558.

–Oratório e Cruz Cansados das tempestades e frequentes chuvas de granizo que devastavam as lavouras, o Padre Mathias Engel procurou resolver o caso, apelando ao patrocínio de São José, padroeiro dos trabalhadores. Em final de 1962, o Padre reuniu alguns moradores do bairro Aymoré e subiram a montanha, abrindo uma picada a facão. Chegando ao topo, ficaram extasiados com a maravilhosa vista. Após descanso, ergueram uma tosca cruz. O Pe. Mathias então lançou o desafio para que fosse construído um cruzeiro de concreto em substituição ao provisório. A ideia contagiou as pessoas e iniciou-se o mutirão para levar até o local desejado o ferro, cimento, areia e água. No Natal de 1962, a cruz estava pronta, esperando para ser abençoada. Atualmente esta construção foi restaurada e é possível observar a cruz de diversos pontos da cidade.

–Caminhada Ecológica e Religiosa Um percurso de aproximadamente 800 metros, contando com mais de 50 pontos de oração com a imagem de santos e suas orações, é um caminho de fé e peregrinação, mas também muito procurado por aqueles que gostam de caminhar entre a natureza. No alto do morro há um acesso separado para o Oratório de São José, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Outro acesso leva à pista de parapente. O percurso de inicio da trilha até o topo do morro leva aproximadamente 1h15m. O Ponto de partida da Caminhada de São José fica no bairro Aymoré, na Rua Carlos Boos, 2700 – Guabiruba, a 4km do Centro da Cidade.

–Como chegar? Há duas maneiras de chegar aos atrativos do morro. Uma delas é realizando a Caminhada Ecológica e Religiosa, uma trilha com acesso pelo Bairro Aymoré, no local há um pórtico sinalizando o inicio da caminhada. Outra maneira é uma via de acesso pelo bairro Planície Alta, a estrada pode ser utilizada em dias de sol e/ou tempo seco e leva até bem próximo ao topo, também sinalizada com um Pórtico no pé do morro. A localização do acesso pela Planicie Alta fica na Rua Planície Alta, 2638-2710, a 8km do centro da cidade. Já a Caminhada pelo Aymoré fica na Rua Carlos Boos, 2700 – Guabiruba, a 4km do centro da cidade.




REDES SOCIAIS