Guabiruba foi colonizada por alemães e italianos. Estes nos deixaram uma vasta herança cultural, que pode ser facilmente percebida em nossos eventos e tradicionais festas!

-> Pelznickelplatz – Dezembro – Guabiruba é uma cidade de muitas tradições, prova disto é a presença do Pelznickel, uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães. O Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, é um ajudante de São Nicolao que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde reside e invade as ruas de Guabiruba. Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e cobrar obediência daqueles que andaram aprontando ao longo do ano. Além dos dias 6 e 24, os Pelznickeis estarão presentes no Desfile de Natal de Guabiruba, no dia 2 de dezembro. E de acordo com a programação, você também pode visita-los diretamente na Pelznickel Platz, localizada na Rua Nicolau Schaefer, Bairro Imigrantes, a 3 km do centro da cidade. Confira a Programação completa no Blog e Facebook da Sociedade Pelznickel.

-> Teatro Paixão e Morte de um Homem Livre – Semana santa em anos impares – Paixão e Morte de Um Homem Livre é considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do Sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos minutos aqui na terra através de sua paixão, morte e ressurreição. Apresentada sempre na Semana Santa dos anos ímpares, conta com a participação de cerca de 400 colaboradores, entre atores e equipe técnica. A peça é apresentada em um grande cenário distribuído em 400 metros quadrados de palcos a céu aberto. São mais de 100 mil watts entre som e iluminação, além de um figurino especial produzido após muitas pesquisas. Mais do que teatro, a apresentação é uma manifestação de fé e amor para com Aquele que nasceu, morreu e ressuscitou para mostrar-nos o caminho da salvação. O Espetáculo é montado e realizado no terreno da Capela São Cristóvão, no Bairro Aymoré – Guabiruba/SC. O Próximo evento será em 2019!

-> Festa Italiana de Guabiruba – Março – Venha experimentar a Festa Italiana mais cultural do Vale Europeu! A Festa Italiana nasceu no coração dos descendentes italianos que moram em Guabiruba e região. Quando estes tiveram a ideia de fazer a festa, tinham em mente um único objetivo: angariar fundo para construção e manutenção do Memorial Sacristão Francesco Celva, localizado no bairro Lageado Alto. Com o passar dos anos e com a excelente aceitação da festa, o objetivo principal se tornou reavivar a cultura italiana em Guabiruba e região. No evento, os festeiros tem a chance de relembrar costumes dos nossos antepassados italianos, degustar boas bebidas, deliciar-se com a comida típica, e conhecer um pouco mais da história dos seus avós através das atrações culturais. Em suas seis primeiras edições, a festa se chamava Notte Della Cultura Italiana. Porém, em 2017, com o aumento de festeiros e extensão da programação para o dia inteiro, passou a se chamar Festa Italiana de Guabiruba. O evento acontece no Salão e Oratório de Santo Antônio, no bairro Lageado Alto – Guabiruba/SC a 14km do centro da cidade.

-> Festa da Integração – Junho – A Festa da Integração teve inicio em 2013 com a proposta de resgatar os tradicionais festejos do município e, ao mesmo tempo, integrar os mais novos imigrantes da cidade. Para comemorar o aniversário de Guabiruba, a Prefeitura Municipal promove a Festa da Integração, que resgata características da Festa do Colono e do Encontro de Gaiteiros, com desfiles, apresentações culturais, atrações musicais e diversas atividades. O evento tem o intuito de realizar a integração entre o cidadão que nasceu em Guabiruba e aquele que escolheu a cidade para viver, fazendo com que todos se sintam em casa e unidos. Para isso, a festa procura evidenciar ambas as culturas através de apresentações musicais, de dança, gastronomia, exposições, entre outros. A festa também conta com uma Realeza, composta por uma Rainha e duas Princesas, estas são encarregadas de, ao longo do ano, representarem o município e a festa em eventos por toda a região. A Festa da Integração acontece sempre na primeira semana de junho, no pavilhão da Capela São Cristóvão, no bairro Aymoré – Guabiruba/SC.

-> Festa StadtPlatzFest – Julho – A história da Stadtplatzfest começou quando um grupo de amigos guabirubenses decidiu se juntar e fazer um evento parecido com a Stammtisch, de Blumenau. O nome stadtplatzfest significa festa na praça da cidade. Realizado há 13 anos no centro da cidade, se caracteriza por uma grande celebração da amizade. O evento em Guabiruba acontece literalmente na rua, onde reúne em média, mais mil pessoas, num dia reservado ao encontro de familiares e amigos, regado à comida, bebida e música. A festa é realizada na Rua Jose Fischer, Centro de Guabiruba.

-> Desfile de Natal – Dezembro – O Desfile de Natal de Guabiruba vai para a sua quinta edição e se torna tradicional nos eventos de fim de ano. Durante o desfile os visitantes podem conferir a presença de figuras folclóricas da nossa cidade, como o Pelznickel, grupos de dança, o presépio vivo e a participação da comunidade e personagens especiais.

Contatos:
turismo@guabiruba.sc.gov.br