Subscribe Now
Trending News

Lendas e Curiosidades

A Terra do Pelznickel

Foto https://www.instagram.com/jailsonpollheim/

Colonizada por imigrantes alemães e italianos, em meados de 1860, Guabiruba é uma cidade do Vale Europeu Catarinense. De fácil acesso e distante 110 km de Florianópolis, faz limite com as cidades de Brusque, Gaspar, Blumenau e Botuverá, e está muito próxima do litoral norte catarinense.

Sua cultura e costumes ainda são fortemente impactados pela colonização germânica e italiana, que também é manifestada na música e na dança, como nos grupos musicais Das Lebenslied & Glockenchor, na Orquestra Municipal, e nos grupos de dança alemã Alle Tanzen Zusammen, e italiana Tutti Buona Gente.

Além das inúmeras festas de igreja, o município também possui eventos tradicionais como a Stadtplatzfest (festa de rua), o Biergartenplatzfest (a festa alemã de Guabiruba), a Festa Italiana, a tradicional Festa dos Motoristas, além da Festa da Integração que acontece anualmente no mês de junho durante a programação de aniversário da cidade.

Outro evento de grande importância é o teatro de Páscoa Paixão e Morte de Um Homem Livre. Com grande estrutura, o espetáculo é realizado a cada dois anos no pátio da igreja São Cristóvão. Sucesso de público e realizado desde 1986, o espetáculo conta com aproximadamente 400 colaboradores.

A gastronomia é impactada pelas culturas alemã e italiana, e o prato mais famoso da região é o Marreco Recheado. A tradicional cuca, torta de origem alemã, é registrada como patrimônio imaterial do município e é fartamente encontrada em diversos sabores nas padarias e festas de igreja. Na cultura italiana, merece evidência a polenta.

No segmento artesanato, destaca-se a produção de vasos de barro e as pinturas decorativa em diversas técnicas, inclusive em Bauernmalerei, uma técnica alemã passada de geração em geração. A Maibaum (árvore de Maio), originária da tradição alemã é um importante cartão postal da cidade, assim como as igrejas e as casas na técnica enxaimel, patrimônio material de Guabiruba.

Guabiruba possui a Rota do Chocolate e conta com três fábricas que produzem chocolates saborosos e de qualidade, inclusive uma fábrica que produz “do grão à barra”, além de fábrica de sorvetes e de doces caseiros. Tudo feito com muito amor e carinho, proporcionando uma experiência inesquecível e saborosa.

A economia de Guabiruba gira em torno da indústria têxtil. Atualmente, o município conta com mais 300 empresas do ramo que envolve desde a fiação, tecelagem, tinturaria, modelagem, talhação até a confecção de roupas que são vendidas para todo o Brasil. Nos últimos anos, seu turismo tem sido evidenciado.

Inserida no Parque Nacional da Serra do Itajaí, o turismo ecológico e de aventura tem atraído muitos visitantes. Com inúmeras trilhas, morros e cachoeiras, Guabiruba vem despertando a paixão dos turistas e nativos, que buscam lugares tranquilos em meio à natureza para fugir das cidades grandes e já encontram na cidade diversas opções de hospedagens integradas com a natureza exuberante.

Alguns desses lugares são o Morro São José e o Morro Santo Antônio, que além de integrar a rota do turismo religioso, com capelas históricas dedicadas aos santos, também proporcionam uma maravilhosa vista do vale que se estende a outros municípios e possibilita a prática de voos de parapente e asa delta.

Guabiruba é conhecida como Terra do Pelznickel. O Pelznickel chegou à região com os colonizadores alemães a partir de 1860, e a tradição é preservada até os dias atuais. Também conhecido como “Papai Noel do Mato”, o Pelznickel é um personagem da tradição alemã que aparece anualmente em desfiles pelas principais ruas de Guabiruba entre os dias 6 e 24 de dezembro, durante as festividades de Natal.

Em Guabiruba, o Pelznickel mora na Pelznickelplatz, onde também encontramos diversos outros personagens da cultura alemã que dão vida ao lugar, como a Christkindl, o São Nicolau, o Farmhand (agricultor), o Sackmann (Homem do saco), a Oma e o Opa que cuidam da casa e são muito amigos dos Pelznickel, além de outros personagens. Constituindo-se num importante atrativo da cidade, a Pelznickelplatz é aberta à visitação nos dois finais de semana que antecedem o Natal atraindo milhares de turistas.