Portal Municipal de Turismo de Guabiruba
Lugares

Complexo Turístico Morro São josé

O Morro São José é um dos principais pontos de lazer em Guabiruba, é onde os visitantes buscam um maior contato com a natureza, contemplam o nascer e por do sol e fotografam os mais incríveis momentos.

No Complexo há diversos atrativos como o Mirante da cruz, Oratório, Trilha Ecológica e Religiosa e a Pista de parapente com a prática do voo livre.

 

–Pista de Parapente

Em meados de 2001, os pilotos André Zen, Fabrício Bado, Elcio Carlos de Oliveira, Ciro Beduschi e Dirceu Battisti Archer procurando locais na região que fosse possível a decolagem aproveitando o vento nordeste que é o vento predominante na região, encontraram em Guabiruba condições para a prática do voo livre. Inicialmente a decolagem era feita do oratório São José, entretanto era uma decolagem um tanto complicada. Vislumbrou-se então a possibilidade de decolar do morro ao lado, o chamado Morro da Samambaia, surgindo assim a rampa de parapente de Guabiruba, uma das melhores rampas da região e ponto turístico do município. A rampa de Guabiruba é propriedade do Clube de Parapente do Vale – CPV, entidade privada com autonomia administrativa e financeira. Moacir Vicentini foi responsável pela abertura do 1º acesso à rampa.

–Voo Livre Com condições favoráveis a prática, é possível voar com instrutores licenciados. Marco Osti é um deles, realizando voos em dupla há mais de uma década na região e em Guabiruba, ligue e agende seu voo. Telefone: (47) 99922-3558.

–Oratório e Cruz Cansados das tempestades e frequentes chuvas de granizo que devastavam as lavouras, o Padre Mathias Engel procurou resolver o caso, apelando ao patrocínio de São José, padroeiro dos trabalhadores. Em final de 1962, o Padre reuniu alguns moradores do bairro Aymoré e subiram a montanha, abrindo uma picada a facão. Chegando ao topo, ficaram extasiados com a maravilhosa vista. Após descanso, ergueram uma tosca cruz. O Pe. Mathias então lançou o desafio para que fosse construído um cruzeiro de concreto em substituição ao provisório. A ideia contagiou as pessoas e iniciou-se o mutirão para levar até o local desejado o ferro, cimento, areia e água. No Natal de 1962, a cruz estava pronta, esperando para ser abençoada. Atualmente esta construção foi restaurada e é possível observar a cruz de diversos pontos da cidade.

–Caminhada Ecológica e Religiosa Um percurso de aproximadamente 800 metros, contando com mais de 50 pontos de oração com a imagem de santos e suas orações, é um caminho de fé e peregrinação, mas também muito procurado por aqueles que gostam de caminhar entre a natureza. No alto do morro há um acesso separado para o Oratório de São José, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Outro acesso leva à pista de parapente. O percurso de inicio da trilha até o topo do morro leva aproximadamente 1h15m. O Ponto de partida da Caminhada de São José fica no bairro Aymoré, na Rua Carlos Boos, 2700 – Guabiruba, a 4km do Centro da Cidade.

–Como chegar? Há duas maneiras de chegar aos atrativos do morro. Uma delas é realizando a Caminhada Ecológica e Religiosa, uma trilha com acesso pelo Bairro Aymoré, no local há um pórtico sinalizando o inicio da caminhada. Outra maneira é uma via de acesso pelo bairro Planície Alta, a estrada pode ser utilizada em dias de sol e/ou tempo seco e leva até bem próximo ao topo, também sinalizada com um Pórtico no pé do morro. A localização do acesso pela Planicie Alta fica na Rua Planície Alta, 2638-2710, a 8km do centro da cidade. Já a Caminhada pelo Aymoré fica na Rua Carlos Boos, 2700 – Guabiruba, a 4km do centro da cidade.




REDES SOCIAIS

Relacionados

Trilha das Minas Abandonadas

fecam
20 de janeiro, 2021

Trilha da Gueba

fecam
22 de agosto, 2018

Trilha de São José

fecam
25 de agosto, 2014
Sair da versão mobile