Já imaginou uma trilha com mais de 3 mil km no Brasil? Esse é o Caminho da Mata Atlântica, uma trilha do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Em Guabiruba, um trecho deste percurso ja está sinalizado e passa pelas trilhas da Gueba e das Minas Abandonadas.
Trilha da Gueba
Mapa e informações técnicas da trilha: http://www.assepavi.com.br/trilha-da-gueba/
Descoberta como atrativo turístico somente por volta de 2016, a Trilha da Gueba guarda um dos mais belos cenários de Guabiruba. O acesso é pela Rua José Stedile, pelo Bairro Lageado Alto. A área pertence ao Parque Nacional da Serra do Itajaí.
É pelo menos uma hora de subida a pé para chegar ao ponto mais alto do Morro da Gueba com 880 metros de altura. Em dias de céu aberto, é possível ver o mar ao longe e, claro, uma boa parte de Guabiruba.
O nome gueba vem dos primeiros imigrantes italianos que exploraram a região. As primeiras levas chegaram a Guabiruba em 1875 e se instalaram no que hoje compreende o bairro Lageado Alto por serem as terras disponíveis à época e também pela topografia. Com altas montanhas e muitas nascentes e ribeirões, a localidade era ideal para a construção dos engenhos tocados a água tradicionais entre os italianos.
As primeiras famílias a explorarem a trilha e o morro da Gueba foram os Stedile. Contam Nelson e Dionísia Stedile – que hoje são os proprietários das terras em torno do Morro da Gueba – que antigamente, quando a umidade se concentrava ao redor do pico, formando uma densa neblina, era um indicativo de chuva. “Lá vem a gueba”, era o que eles diziam. O recado era sinônimo de que era preciso deixar a roça e voltar para casa para não se molhar.
Nessa época, a Trilha da Gueba era explorada basicamente por caçadores, palmiteiros e madeireiros que se embrenhavam na mata por horas e até dias seguidos. Além de chegar ao pico do morro, seus caminhos também ligam ao Bairro Planície Alta saindo em frente à Cervejaria Kiezen Ruw.
REDES SOCIAIS
http://www.assepavi.com.br/trilha-da-gueba/